Os fusos de esferas trabalham com a porca com esferas recirculando ao longo do curso do fuso, oferecendo baixo atrito, precisão de posicionamento e rigidez na movimentação. Os fusos trapezoidais trabalham com porca de bronze em contato direto com o fuso, sendfo um sistema com maior atrito e menor precisão.

Para determinar o melhor fuso para sua aplicação, é necessário analisar algumas variáveis como: sentido de carga (horizontal ou verttical), velocidade linear ou rotação necessária para aplicação e comprimento entre mancais.

Folga
Axial: É a medida entre o fuso e a castanha no sentido longitudinal ao eixo.
 
Radial: É a folga entre o fuso e a castanha perpendicular ao eixo do fuso.
 
Carga Dinâmica (Cd)
É uma carga axial concêntrica, constante e unidirecional em que 90% de um grupo de fuso de esfera quando operados, independentemente, nas mesmas condições podem suportar uma duração de vida útil de 106 revoluções.
 
Carga Estática
É uma carga axial perpendicular à superfície de contato das esferas e da pista do fuso, provocando uma deformação permanente na esfera de (0,0001 x diam. da esfera) aplicado no fuso em repouso.
 

Ambos os sistemas oferecem precisão de posicionamento, no entanto, para cursos muito longos e altas rotações, recomenda-se trabalhar com cremalheiras, pois o fuso tem a limitação de rotação conforme o seu compriumento (RPM Crítico).

A vida útil do fuso é expressa pelo número total de revoluções. O total de horas ou a distância percorrida também pode ser utilizados para os cálculos.

 
L Vida útil em revoluções
Vuh Vida útil em horas
Vuk Vida útil em Km
Cd Capacidade de carga dinâmica (Kgf)
Fa Força axial (Kgf)
n Velocidade em RPM
p Passo (mm)
Fo Fator de operação (veja tabela abaixo)

Vida Útil Média
Uso Vida Útil Média
Centros de Usinagem 20.000 h
Máquinas em Produção 10.000 h
Máquinas de Controle Automáticas 15.000 h
Dispositivos e Outros Equipamentos 5.000 h

Obs.: Tabela referencial p/ fadiga.


Fator de Operação (Fw)

Vibração e Impacto Velocidade Fo
Leve V < 15 (m/min) 1,0 ~1,2
Média 15 < V < 60 (m/min) 1,2 ~1,5
Alta V > 60 (m/min) 1,5 ~3,0

Utilizar graxa à base de Lithium com viscosidade 30 ~40 Cst (40º) na grade ISO 32~100.
 
Para aplicações em baixas temperaturas, utilizar graxa com baixa viscosidade.
 
Para aplicações em altas temperaturas, cargas elevadas e baixas velocidades, utilizar graxa com alta viscosidade.
 
Intervalo de Lubrificação
 
Graxa:  Intervalos de 400 a 750 horas, dependendo do equipamento.
Lubrificação Centralizada:  Toda semana.
Pulverização de Óleo:  Todos os dias antes de o equipamento entrar em operação.
Obs.: Não colocar graxa em excesso, evitando assim que haja aumento de temperatura.

Quando a velocidade da rotação do motor coincide com a frequência do sistema, as vibrações podem causar ressonâncias. Essa velocidade de rotação é determinada crítica. Isso acarreta danos no equipamento. Por isso, é muito importante prevenir a ressonância da vibração. Dependendo da aplicação, é necessário utilizar mancais extras entre as extremidades, para aumentarmos a frequência dos fusos de esferas. Cálculo para rotação máxima permissível:
 
 
n : Rotação máxima permissível
dr : Diâmetro interno do fuso (mm)
L : Distância entre mancais de apoio (mm)
f : Coeficiente dependendo do tipo de montagem
apoiado – apoiado: f = 9,7
fixo – apoiado: f= 15,1
fixo – fixo: f = 21,9
fixo – livre: f = 3,4
 
 
Para rotação máxima também pode ser considerado o seguinte limite:
 
Para fuso retificado = dr x n <= 70.000 rpm (para classe C3 e C5)
 
Para fuso laminado = dr x n <= 50.000 rpm (para classe C7)
 
A fórmula dm x n é apenas uma referência. Para um cálculo mais preciso é necessário levar em consideração os métodos de fixação e as distâncias entre os mancais.

Tipo BF

 

Tipo FF

 
 

Dimensões em mm

Modelo Ø do Fuso<br style="box-sizing: inherit; content: ""; display: block;">d Ø para Montagem no Mancal<br style="box-sizing: inherit; content: ""; display: block;">D E B F G
BF10 FF10 14 8   -0,005  ~  -0,012 10 7,6 7,9 0,9
BF12 FF12 14 / 16 10  -0,005   ~  -0,012 11 9,6 9,15 1,15
BF15 FF15 20 15   -0,005  ~  -0,014 13 14,3 10,15 1,15
BF17 FF17 *20 / 25 17   -0,005  ~  -0,014 16 16,2 13,15 1,15
BF20 *25 20   -0,005  ~  -0,014 16 19 13,35 1,35
FF20 25 20   -0,005  ~  -0,014 19 19 15,35 1,35
BF25 FF25 32 25   -0,005  ~  -0,014 20 23,9 16,35 1,35
BF30 FF30 40 30   -0,005  ~  -0,015 21 28,6 17,75 1,75
BF35 40 25   -0,005  ~  -0,015 22 33 18,75 1,75
BF40 50 40   -0,005  ~  -0,015 23 38 19,95 1,95

* Indicado para uso em fuso passo 05mm.

Tipo BK

Tipo FK

 

Dimensões em mm

Modelo Ø do Fuso<br style="box-sizing: inherit; content: ""; display: block;">d Ø para Montagem no Mancal<br style="box-sizing: inherit; content: ""; display: block;">D B E F M S C1 C2
BK10 14 10  -0,005  ~  -0,012 8 36 15 M10 x 1 16 5,5 5,5
BK12 16 12  -0,005  ~  -0,012 10 36 15 M12 X 1 14 5,5 7,5
BK15 20 15  -0,005  ~  -0,014 12 40 20 M15 X 1 12 6,5 8
BK17 *20/25 17  -0,005  ~  -0,014 15 53 23 M17 X 1 17 8 10,5
BK20 *25 20  -0,005  ~  -0,014 17 53 25 M20 X 1 15 8,5 9
BK25 32 25  -0,005  ~  -0,014 20 65 30 M25 X 1,5 18 9,5 14
BK30 40 30  -0,005  ~  -0,015 25 72 38 M30 X 1,5 25 10 18
BK35 35  -0,005  ~  -0,015 30 81 45 M35 X 1,5 28 12 18
BK40 50 40  -0,005  ~  -0,015 35 93 50 M40 X 1,5 35 16 26,5
FK 10 14 10  -0,005  ~  -0,012 8 36 15 M10 X 1 11 5,5 7
FK12 16 12  -0,005  ~  -0,012 10 36 15 M12 X 1 11 6,5 6
FK15 20 15  -0,005  ~  -0,014 12 47 20 M15 X 1 13 10 10
FK17 *20/25 17  -0,005  ~  -0,014 15 58 23 M17 X 1 15 10 12
FK20 *25 20  -0,005  ~  -0,014 17 62 25 M20 X 1 17 12 10,5
FK25 32 25  -0,005  ~  -0,014 20 76 30 M25 X 1,5 20 14 19
FK30 40 30  -0,005  ~  -0,015 25 72 38 M30 X 1,5 25 12,5 16

* Indicado para uso em fuso passo 05mm.

 

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