F1 = Força nominal a 20ºC. A figura acima é normalmente usada quando especificamos uma mola a gás.
F1 a F2 = Força de avanço do curso.
F3 a F4 = Força de recuo do curso.
A progressão (inclinação da linha da força do diagrama acima) é devido à redução do volume interno.
Efeito da temperatura: A força nominal F1 da figura é dada a 20ºC.
Um aumento da temperatura em 10ºC resultará um aumento em torno de 3,4% da força.
Tolerância de enchimento sobre força F1: Mais ou menos 5%.
Observação: A força nominal do primeiro ciclo da mola a gás poderá ser mais elevada se as peças forem armazenadas durante um longo período sem uso.
Opções disponíveis de mola a gás:
Molas a gás tipo compressão (GS)
Molas a gás tipo tração (GZ)
Molas a gás com trava – consulte a OBR
Molas a gás tipo compressão em aço inox (GS-VA)
Molas a gás tipo tração em aço inox (GZ-VA)
Constantemente as nossas molas a gás são testadas entre 70.000 a 100.000 ciclos, equivalente ao tempo de vida. Sua vida útil depende da aplicação e operação, sendo reduzida no caso de condições severas ou irregulares.
Exemplos de Aplicação:
Computadores
Fotocopiadoras
Máquinas de molde
Armários de segurança
Painéis laterais de caminhão
Mesa de trabalho
Porta para ventilação de telhados
Tampas para máquinas de lavagem
Compartimentos de aviões
Tampas do motor do caminhão
Painéis elétricos de comando
Tampas do motor de barco e ônibus
Tampas para balcões eletrônicos
Tampas de poço para inspeção
Tencionador de correias transportadoras
Os seguintes critérios devem ser observados para assegurar uma aplicação correta e vida útil mais longa:
Quando possível, posicione a mola a gás de modo que sua montagem permita que a tampa ou porta fique paralela à mesma.
Força da mola a gás F1: As molas a gás são preenchidas com gás nitrogênio à alta pressão, sob nenhuma circunstância devem ser abertas ou sujeitadas a cargas maiores que o calculado.
Força externa FH: Posição ideal para um fechamento manual da tampa.
Força peso “m”: A massa que age no centro de gravidade.
Orientação na posição de montagem:
– Com a haste da mola a gás para baixo: lubrificação eficaz na extensão final do curso.
– Com a haste da mola a gas para cima: lubrificação eficaz na compressão final do curso.
– Consulte este catálogo e escolha uma mola a gás antes de determinas as coordenadas da posição de montagem, ou permita que a OBR faça os cálculos e sugira as posições ideais de montagem.
A mola a gás não deve ser submetida a forças de torção ou cargas laterais. Recomendamos utilizar o sistema de rótula giratória para auxiliar em possíveis desalinhamentos.
Proteja a haste de riscos, sujeira, impactos e ambientes de pintura. A camisa da mola a gás não deve ser deformada ou danificada.
Instruções de Ajuste da Mola a Gás
Procedimento:
Mantenha o produto na posição vertical e com a válvula de calibragem voltada para cima.
Rosquear o despressurizador no sentido horário.
Após encostar no pino, continue girando o despressurizador lentamente até ouvir o gás escapar. Neste momento gire-o imediatamente no sentido anti-horário de modo que a válvula se feche novamente. Montar a mola a gás na aplicação e verificar sua força de atuação. Caso esteja muito forte, deve-se retirar a mola a gás do equipamento e repetir o procedimento até encontrar a força ideal.
Atenção: É muito importante que o tempo de escape do gás seja de intervalos pequenos (máximo 1s por acionamento), a fim de evitar que o produto libere gás em excesso e fique com a força abaixo da necessidade da aplicação. Caso isto venha a ocorrer, é necessário enviar o produto para a OBR, onde será feita a recarga. Ressaltamos que os valores de frete e serviço de recarga serão por conta do cliente.
Veja abaixo um vídeo com a demonstração de ajuste da mola a gás com o dispositivo DE-GAS:
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades e notícias
Cadastre-se para receber nossas notícias, ofertas especiais, promoções e mensagens sobre a OBR.
Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da empresa.